domingo, 23 de fevereiro de 2014

Em memória da nossa TIA ALCINA

Soube hoje da morte da Tia Alcina, uma mulher que em meu entender "PASSOU A VISA A FAZER O BEM" de uma forma absolutamente exemplar: serena, discreta, bela, arrumada, solidária, competente e sempre com um sorriso cordial nos lábios! Uma imagem que dela guardo e guardarei (desde criança e adolescente). A freguesia de Penude deve hora-la e honrar-se dela. Aos familiares as minhas condolências. A ela a recompensa eterna do Poderoso (por que dedicou quase toda a sua vida).

1 comentário:

  1. Acabo de saber do falecimento da Dna. Alcina a quem sempre tratámos por "tia Alcina". Quantas memórias e gestos bonitos guardo desta mulher forte na fé e exemplar na vida. Desde os meus tenros anos em que fui sacristão do Padre Manuel Borges: Era ela que arranjava com todo o zelo e brio os altares da Igreja e cuidava de tudo o que tinha a ver com o bom adorno das "coisas de Deus".
    Lembro do cuidado com que lavava as toalhas do altar, o carinho com que revestia o Menino Jesus com seu fatinho sempre bem engomado; recordo o perfume de açucenas e outras flores sempre viçosas que inundava a nossa Igreja em dias de festa.
    Nesses anos em que eu fui aprendendo a gostar do altar e a compreender o significado profundo das coisas pequenas de que é feita a liturgia da vida, acho que aprendi muito com ela, sem que ela nunca me tivesse dado "lições".
    Recordo-me que mais do que uma vez, quando comecei a ir para o seminário (em Braga), a tia Alcina despedia-se de mim metendo num envelope alguns "tostões" que discretamente escondia no meu bolso sem que ninguém visse.
    Sei que rezou muitas vezes por mim e por nós.
    Hoje, irmã Alcina, rezo eu por ti, não como quem paga uma dívida,
    mas como quem retribui uma graça e diz a-Deus muito obrigado. Que Deus te dê a paz e a bem-aventurança que promete aos "mansos e humildes de coração".
    Ps. Lembro-me ainda, que eras muito amiga de minha mãe Rosa.
    Dá-lhe um abraço cheio de saudade por mim, e intercedei as duas pelos vossos.

    Os meus pêsames para todos os seus familiares e aos seus amigos do Centro Social.
    Fr. Isidro Lamelas

    ResponderEliminar