quarta-feira, 11 de julho de 2012


Caros amigos resistentes...

Há dias fui a Barroselas (Viana do Castelo), despedir-me ou dizer a-Deus a um velho e bom amigo. Enquanto rezava na igreja matriz local, olhando o céu onde imaginava já o meu querido amigo, interpôs-se o tecto da igreja. E não pude deixar de notar as surpreendentes semelhanças com o tecto da nossa igreja paroquial de Penude. O mesmo estilo, os mesmos temas e o mesmo traço. Com uma diferença: este está muito bem restaurado e conservado, enquanto o nosso continua a suplicar que alguém se lembre dele quanto antes. Seria uma grande perda para a nossa terra, já que é talvez a obra de arte que temos com maior valor. Mas fiquei, por outro lado, mais tranquilo: se o nosso bonito tecto se perder (Deus nos livre!), ficará pelo menos algo de muito semelhante para a posteridade. Teremos é que ir a Barroselas…

Já agora, alguém saberá explicar tais semelhanças? o mesmo artista? a mesma escola? fenómeno de contágio ou mesmo plágio?

Abraço

2 comentários:

  1. "Eu sei lá eu sei lá ...sei lá"!

    Olha lá seu curioso, porque é que teimas ver coisas onde quase ninguém vê nada!
    Sabes uma coisa, há uma multidão de gente (hoje bem menos que entanho, é certo) que vai à nossa igreja de Penude "cumprir os preceitos" mas para o céu é que, de certeza, nenhum olha (desde o púlpito até ao "coro lá em cima dos homens" e a acabar no portico da entrada) porque se olhassem mesmo para o céu das nossas cabecinhas "(dis)pensadoras", de certeza que se escandalizavam com o teto da nossa madre igreja de S. Pedro de Penude de que tu teimosamente falas (qual "Francisco preocupadado com a tal igreja que estava caindo, ali por Assis de então)mas parece-me que tens de te virar para os peixinhos de frei António de Lisboa e de Bulhões... Se os que lá estão não se importam que um dia o S. pedro cai aos trambulhões e para sempre, daquele lindo tecto, são os que fizeram casa "fora de portas" que têm de "botar o olho"?!

    Espera aí, outra explicação possível: será que o pessoal da "desobriga" e da "casula" já descobriu, muito primeiro que tu essa igreja cuidadíssima de Viana e, portanto, concluiram que era, nem mais nem menos, um "clone" da nossa Igreja de S. Pedro de Penude e, portanto, "que se lixe" o nosso teto, podendo os vindouros ir em romaria até Viana, ao som do grande fado da ainda maior Amalia Rodrigues "Ainda hei-de ir a Viana" ...ver a nossa Igreja de S. Pedro de Penude!

    Ou seja, deviamos todos ter vergonha!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Plágio?...

    E os plágios que se cometem neste País?... Este não "ofende", pelo contrário, enriquece o nosso património artístico e cultural.

    Não sendo um "expert" na matéria, não me pronuncio tecnicamente, mas julgo que há vários templos com as mesmas caraterísticas e materiais utilizadas no "nosso" templo de Penude.

    Seja como for, não deixa de ser uma bela observação do nosso conterrâneo e amigo, frei Isidro, a quem muito devemos e agradecemos a divulgação da nossa freguesia, em especial, no campo cultural e religioso.

    Aproveito para enviar um abraço especial a todos os nossos patrícios, estejam onde estiverem.

    Funchal, 23-07-2012

    José Bernardo

    ResponderEliminar