terça-feira, 22 de março de 2011

HORA DE INVERNO E VERÃO PARA 2011 - MUDANÇA DA HORA: 27/03/2001 (ADIANTA 60 MINUTOS)

Em conformidade com a legislação portuguesa, em vigor, a hora legal em Portugal continental e Ilhas (Madeira e Arquipélago dos Açores ) será adiantada de 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 27 de Março e atrasada de 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 30 de Outubro.
» Cfr. Decreto-Lei nº. 17/96, de 8 de Março
Artigo 1º.
1 - A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno).
2 - A hora legal coincide com o tempo universal coordenado aumentado de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).
Artigo 2º.
As mudanças de hora efectuar-se-ão adiantando os relógios de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Março e atrasando-os de sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de Outubro seguinte.
» Região Autónoma da Madeira - Decreto Legislativo Regional nº. 6/96/M, de 25 de Junho.
» Região Autónoma dos Açores - Decreto Legislativo Regional nº. 16/96/A, de 1 de Agosto.

INICIO DA PRIMAVERA: 21/03/2011

A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
» A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
» Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
» Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, na sua órbita aparente, (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste.
» A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.
» Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia-se em março, e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário: a primavera inicia-se em setembro, e o outono em março.

segunda-feira, 21 de março de 2011

SONDAGEM SOBRE OS PENUDENDES

SONDAGEM
Ora cá está uma nova iniciativa sobre o saber onde residem os Penudenses.
Colabore. Participe
Vamos saber onde vivem e trabalham muitos daqueles que gostam da sua terra e por onde andam.
A votação para esta sondagem está em aberto até ao dia 31/12/2011.

Convites para entrar no Blog

Caros amigos,
Como já sabem foi recriado um novo Blog para Penude, por se ter perdido acidentalmente (?)o anterior.
Agora será necessário enviarem-me os vossos e.mails, para vos inscrever na lista dos intervenientes no Blog.
Acabei de fazer isso para os casos de quem disponho de e.mail
Abraço
JPLam

APELO À REPOSIÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS DA HISTÓRIA DE PENUDE

Acerca do novo blogue.
Concordo plenamente com o nosso amigo JMOV e com a sua sugestão.
Vamos convidar colaboradores para escreverem, com liberdade de expressão e com a possibilidade de colocarem as postagens, (textos) mas sem permissões de Administradores, pois deste modo já não será possível alterar nada no blogue e muito menos apagá-lo.
Ficarei atento para dar as permissões ou de administrador ou somente de colaborador.
Todos os anteriores textos e imagens com histórias e discussões fantásticas perderam-se irremediavelmente.
Apelo a todos esses colaboradores que de novo exponham as suas ideias, as suas legitimas discussões e imagens porquanto esses mesmos textos são um relato do quotidiano e contêm muita da história das nossas gentes e da localidade de Penude e arredores.
Há factos que na realidade são a história concreta de Penude e merecem ser contados por quem os viveu, deles tem conhecimento directo por familiares e amigos ou por pesquisa.
CONCLUSÃO:
A história é émula do tempo, repositório dos factos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro.

sábado, 19 de março de 2011

AFINAL É FÁCIL DESTRUIR. CRIAR E MANTER É MAIS DIFÍCIL.

Já não se pode ir de férias descansado, disse-me hoje (18/03/2011) o José Lamelas.
MDV:O que aconteceu ? Tiveste algum problema de saúde ou familiar?
JPL:Não, felizmente. Apagaram foi com o blog.
MDV:É pá, não me digas ! Sabes quem foi ?
JPL:Isso gostava eu de saber. O que poderá ter acontecido ?
MDV: Ó Zé deve ter sido um problema técnico. Alguém o apagou sem querer e pronto lá se foi. Só pode ter sido um dos administradores e por grande descuido.
JPL: E então ninguém se acusou até agora ? Muito estranho.
MDV: Vírus não foi de certeza. Conta os administradores, vê os nomes, pensa, analisa e pronto.
JPL: Não estou a ver. Bom, passemos à frente. O problema é que se perderam todos os conteúdos e já não se recuperam.
MDV:Isso é verdade. Terão de voltar a escrever os textos e a inserir as imagens.
JPL: Vamos ultrapassar a crise e criar um novo blog.
MDV: É para já. Vamos lá ...
«Silêncio»
Ouvem-se as teclas do computador. Tira daqui mete dali. Códigos, etc. ....
MDV: Vamos escolher o nome do novo blog. Diz lá um nome.
JPL: Penude
MDV: Ocupado, já existe, não pode ser ...
JPL: Bom e estes nomes ? Blá, blá, bla´, ...
MDV: Não dá.
JPL: Olha experimenta - penudelamego
MDV: Boa, o sistema aceitou.
JPL: Fica já esse.
MDV: Ok. Já está criado.
MDV: Vamos ao trabalho. Convida os novos administradores do blog e sorte e que no futuro tenham mais cuidado.
JPL: Ok. Obrigado.Um abraço.
MDV: De nada. Manda sempre.Abraço
MORAL DA HISTÓRIA: Destruir é fácil. Criar é mais difícil.
" É mais fácil encontrar quem chore com as nossas tristezas que quem rejubile com as nossas alegrias."

sexta-feira, 18 de março de 2011

RECUPERAÇÃO DO BLOG

Depois de uns meses de ausência das minhas visitas ao site de Penude (período algo tormentoso) e após o regresso nesta semana (no intervalo de uma aula)verifiquei com grande estranheza que alguém tinha terminado com o nosso BLOG.
Hoje entrei em contacto com o Amigo Dr. Manuel Dória Vilar que (mais uma vez) fez o favor de colaborar na resolução deste incidente, recriando um novo Blog comigo, depois de uma boa maquia de tempo ao telefone (isto par dizer que para acabar com o Blog basta que alguém com abertura para ter acesso a ele, i. é, qualquer um que nele possa escrever directamente (co-administradores)clik "terminer blog" e pronto, morreu e foi-se todo o histórico e a possibilidade de o manter vivo.
E a única explicação técnica que me foi dada foi de que alguém (provavelmente por ignorância) o terá feito e "fechou-se em copas"...

Posto isto, e actualizando a leitura do correio do livro de visitas (que, como se vê, substitui suficientemente o Blog)também fiquei algo surpreendido com algumas frases (ou insinuações?...) que não esperava. Até porque ninguém comunicou comigo por outros meios, nem parece ter tentado resolver o problema... Sim, porque qualquer um de nós pode criar um Blog ou pedir ajuda para o fazer , como agora eu o fiz... Os objectivos e princípios deste nosso meio de comunicação estão definidos e escritos desde o princípio e todos contamos com a inteligência do bom senso. A partir daqui a liberdade é total e tem funcionado e vai continuar a funcionar.
Vá, façam o favor de ter a coragem de ser inivadores e diferentes. Para poderem recomeçar o acesso ao Blog, quem quiser, terá de me enviar o endereço electrónico, para eu abrir essa possibilidade, o que farei com todo o gosto. Mas comprometam-se a não cometer novamente este erro que acabou com o noss anterior Blog!!!
Sempre ao vosso dispor. JPLam

RENASCIMENTO DE PENUDE

Por qualquer motivo Penude desapareceu misteriosamente do espaço internauta há uns dias ( alguém apagou o blog, por distracção ? Só pode ter sido). Ninguém sabe o que verdadeiramente aconteceu. Mas voltamos de novo. Por vezes as más companhias dão nisto. Não estou a acusar ninguém. Vamos levar a nossa tarefa para a frente e vamos fazer de conta que nada aconteceu.